HomeInformática na Melhor Idade

Informática na melhor idade

Curso: Informática na Melhor Idade Curso: Informática na Melhor Idade Curso: Informática na Melhor Idade

O NEXAS, pensando na inclusão digital das pessoas da 3º idade, criou o curso totalmente gratuito: “Informática na melhor idade”. Neste curso, os alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas transmitem seus conhecimentos em informática básica para as pessoas da melhor idade, assim fazendo a democratização do acesso às tecnologias da informação, de forma a inserir estas pessoas na sociedade da informação.
Pesquisas feitas com alunos de cursos de informática para a terceira idade mostram que a tecnologia tem um impacto positivo na rotina de idosos e aposentados. Ao aprender a usar o computador e navegar na internet, grande parte dos homens e mulheres com mais de 65 anos se comunica mais com filhos e netos, faz novos amigos e se sente estimulado intelectualmente e integrado à sociedade.
Embora existam muitos mitos e preconceitos que estigmatizam os idosos como incapazes de aprender com aquela velha história de “papagaio velho não aprende a falar”, uma nova consciência estão surgindo em relação à integração dessa população na sociedade e com ela, o nascimento desse projeto que tem como objetivo principal:
•    Comprovar que os idosos desenvolvam qualidades inteligentes, reconhecimento do novo, criação de novas ideias com o auxilio da inclusão digital,
•    Promover renovação dos vínculos nos idosos como estudantes e com toda a sociedade,
•    Buscar conhecimento, curiosidade intelectual e vinculo afetivo com as atividades de pesquisa com os recursos da tecnologia,
•    Beneficiar todos os alunos que estiverem envolvidos no projeto (tanto idosos quanto alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) em áreas relacionadas à tecnologia e cidadania.
O curso inteiro foi pensado para as pessoas que estão nele. Desde o horário que contempla um clima ameno no período entre as quatro e seis da tarde das sextas feiras, ao número de monitores em sala (são três), para garantir o máximo de atenção e àqueles que estão iniciando seu contato com a tecnologia, mas oferecendo total autonomia e independência além de somente conteúdo e instruções. Para tanto, prioriza-se o respeito, cidadania, autonomia e a participação social.
    A primeira turma está prevista para finalizar em novembro/2014, e já demos inicio as inscrições para a segunda turma. As inscrições podem ser realizadas na Faculdade Vale do Salgado, no setor NEXAS.

Lido 443 vezes Última modificação em Terça, 28 Outubro 2014 21:21

Contato

Telefone: (88) 3561-2760

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Rua Monsenhor Frota, 609, Centro. Icó-CE.